quarta-feira, 9 de junho de 2010

Biodiversidade do Pantanal

A grande biodiversidade do Pantanal está associada ao regime das inundações que mantém grandes áreas alagadas por períodos que variam entre 6 a 12 meses.
Tal regime determina a disponibilidade de áreas secas e inundadas que, por sua vez, influencia a distribuição sazonal das diversas espécies.

Fauna

Há uma grande diversidade na fauna da região. Muitas espécies consideradas raras podem ser encontradas no Pantanal e também outras que estão na lista de espécies ameaçadas à extinção, como a onça pintada e a ariranha.
Infelizmente, muitos animais correrem o risco de desaparecerem, devido à caça ilegal e ao desmatamento. É fundamental a preservação do ecossistema e controle da caça para que esse paraíso natural continue existindo no Brasil.


Flora

A vegetação do Pantanal é formada por um conjunto de composições florísticas diversas, chamado de “Complexo do Pantanal”.
Tal complexo apresenta elementos do Cerrado brasileiro, floresta amazônica em áreas alagadas e pantanosas, e ao mesmo tempo em terrenos mais elevados predomina uma floresta xerófita (plantas com capacidade de armazenamento de água) semelhante à caatinga. Desta forma, conclui-se que o Pantanal possui uma vegetação heterogênea. Em terrenos alagados encontram-se espécies flutuantes como o Aguapé, Erva-de-Santa-Luzia e espécies de água rasa como a Vitória Régia.


Região com características de cerrado apresenta semelhança a um campo de pastagem, composto por um tapete de gramíneas, terrenos mais altos e mais secos. É típico encontrar na região espinheiros e palmeiras.

A vegetação que acompanha as margens dos rios é chamada de Mata Ciliar. Consta nesta mata o Jenipapo, Ingazeiro, Embaúba, Tucum, Palmeira Acuri e o Pau-de-Novato(Infestada por formigas).

Nos Pontos mais altos ainda, onde há a formação de rocha calcária, as espécies características da caatinga nordestina predominam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário